Acadêmicos ACADERNCIC

 MÁRCIA JOSIENNE MONTEIRO CHACON – Cadeira 01

Nasceu no dia 21/06/1966 em Pesqueira-PE, filha de Adalto da Silva Monteiro e Terezinha Leite MonteiroPossui graduação em Ciências Naturais pela Faculdade de Belo Jardim (1985), graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade Olindense de Ciências Contábeis e Administrativas (1995) e mestrado em Ciências Contábeis pela UnB (2006). Atualmente é professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN. Tem experiência em Administração e Ciências Contábeis, atuando nas áreas de Controladoria e Pesquisa em Contabilidade com ênfase nos seguintes temas: controles internos, avaliação de resultados e desempenho, responsabilização e gestão econômica…Foi conselheira do CRC/PE por dois mandatos e é membro da Cadeira nº 4 da Academia Pernambucana de Ciências Contábeis. Reside a Rua dos Potiguares, 1483, Bairro de lagoa Nova, em Natal-RN – CEP. 59063-450, desde 2006.Recebe mensagens eletrônicas através do e-mail marciachacon@ccsa.ufrn.br e possui telefone celular de nº (84) 99528345.

 José Vicente de Assis – Cadeira 02

Nasceu em 24/03/1958 – Cruz do Espírito Santo/PB – Brasil – Filho de Francisco Vicente de Assis e Joana Bernardino de Assis reside na Av. dos Ipês,730 Neópolis – Natal-RN – CEP 59080-200 CRC-RN 4.630/RN – Formação Acadêmica/Titulação 2009 Vice-Presidente de Desenvolvimento Profissional do CRC/RN – Licenciado, 2009 – Vice-Presidente do Sindicato dos Contabilistas do RN -2006 – Professor UFRN – Aposentado, 1998 – Mestrado em Ciências Contábeis. 2000 – Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Joao Pessoa, Brasil, Título: UM ESTUDO DA ADEQUAÇÃO DO SISTEMA DE CONTROLE INTERNO DE UMA FUNDAÇÃO DE APOIO A UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA, Ano de obtenção: 2001, Orientador: Fátima de Souza Freire, 1996 – Especialização em Auditoria Contábil. 1996 – Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Rio De Janeiro, Brasil, 1987 – Graduação em Bacharel Em Ciências Contábeis. 1992 – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Natal, Brasil, Título: Constituição e Movimentação de uma Sociedade Anônima Orientador: Edson Luiz Amaral de Oliveira.

Cláudia Gomes Graciano – Cadeira 03

Filha de José Matias Graciano e Ana Maria Gomes Graciano nasceu no dia 3/10/1974, em Pedro Avelino/RN – Brasil. Reside na Rua: Joaquim das Virgens, 19 – Barro Vermelho – Natal/RN Telefone (084) 9916-9548 – (084) 3201-0907 Residencial – 2. Formação Acadêmica/Titulação – Bacharel em Ciências Contábeis – Universidade Potiguar – 2001 – Especialização em Controladoria – Faculdade de Ciências Contábeis da Fundação Visconde de Cairu – 2004 – Mestrado em Ciências em Engenharia de Produção – Universidade Federal do Rio Grande do Norte – Defesa dia 16.07.2008 – 3. Experiência Profissional: Escritório de Contabilidade Consultoria e Assessoria contábil – Contadora – 1997- Atual Docente – Faculdade de Natal – FAL – 2004 – Atual Coordenadora do Curso de Ciências Contábeis – 2006-2008 Professora substituta da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – 2008 3.1. Disciplinas Ministradas Contabilidade Básica –Contabilidade Intermediária Contabilidade Gerencial – Carga Horária: Contabilidade de Custos e Contabilidade Comercial I – Orçamento Empresarial – Contabilidade Comercial II – Gestão Estratégica de CustosPerícia Contábil –Contabilidade da Empresas Rurais Disciplina Ministrada em Pós-Graduação Curso: MBA em Gestão Estratégica de Negócios. Contabilidade e Custos Empresariais 4. Produção Bibliográfica – 4.1. Publicações e Participações Graciano.C.G. Universidade e Desenvolvimento Local: reflexões sobre pró-atividade comunitária. In: XXV Encontro Nacional de Engenharia de Produção e do XI InternationalConferenceon Industrial Engineering Management, 25. 2005, Porto Alegre, RS. GRACIANO, Claudia Gomes, PENA JUNIOR, Marcos Antonio Gomes, AÑES, Miguel Eduardo Moreno.Capital humano: o comportamento organizacional como fonte de vantagem competitiva. In: XI SEMINÁRIO DE PESQUIDA DO CCSA, 2005, Natal/RN. Anais do Seminário de Pesquisa do CCSA. Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2005. v.11. Graciano, Claudia Gomes, Pena Junior, Marcos Antonio Gomes, VALERY, Françoise Dominique. Universidade, democracia e desenvolvimento: o paradigma do desenvolvimento local e as bases para a sustentabilidade. In: Anais do Seminário de Pesquisa do CCSA. Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2005. v.11. Participação como Membro da Banca Examinadora dos Trabalhos Apresentados. do XII Encontro de Iniciação Científica da FAL – ENIC e do  – VI Congresso Cientifico da FAL –  CIENTIFAL.

 

PollyannaIsabele de Andrade Sousa – Cadeira 04

Filha do contador Eufran de Oliveira Sousa e da contabilista Nalva Stella de Andrade, nasceu em 17 de novembro de 1971 na cidade de Currais Novos / RN. Apesar de nascida na região do Seridó, interior do Rio Grande do Norte, aos três anos de idade se muda com sua família para a capital do Estado, Natal, onde passou suas infância e adolescência.    Em 1989, ingressa na Universidade Federal do Rio Grande do Norte para o curso de Ciências Contábeis, o qual conclui em 1996. Seu primeiro dia de aula coincide com o início em seu primeiro emprego como auxiliar de contabilidade no escritório NACONTA – Natal, Contabilidade e Auditoria, em Natal/RN, lá trabalhando até dezembro de 1991.Em 04 de janeiro de 1993, após aprovação em concurso público, inicia as suas atividades como Analista Tributário da Receita Federal do Brasil na Alfândega do Porto de Manaus (AM). Um ano depois, é removida para a Delegacia da Receita Federal do Brasil em Natal/RN (DRF/Natal/RN), onde atuou no Setor de Parcelamento da Seção de Arrecadação (jan./1994 – out./1994); na Seção de Tecnologia e Sistemas de Informação (out./1994 – out./2004), de onde foi chefe por cinco anos; no Grupo da Pesquisa e Seleção da Seção de Fiscalização (out./2004 – set./2009); e na Inspetoria da Receita Federal do Brasil em Parnamirim/RN (set./2009 – atual).Durante o período no qual esteve vinculada à Seção de Fiscalização, integrou o grupo nacional de definição do Sistema de Controle dos Selos de IPI, tornando-se sustentadora regional do mesmo .Em 1997, é aprovada em concurso público para professor substituto do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com contrato de duração de um ano, onde leciona as disciplinas de Orçamento Público e Administração Financeira.    Como fruto de um convênio entre a Escola Superior de Administração Fazendária (ESAF) e a Universidade Federal de Pernambuco, inicia, em 2006, pós-graduação em Direito Tributário, a qual conclui em 2008.       A convite da ESAF, em junho de 2010 ministra a disciplina Preparo e Controle da Ação Fiscal no curso de formação para Analistas Tributários da Receita Federal do Brasil, na cidade de Porto Alegre (RS).Em setembro de 2011, segue para Paris/França a fim de participar de curso de três meses em língua estrangeira – francês na École France Langue.Atualmente, Pollyanna reside na cidade de Natal/RN e trabalha na área aduaneira, desenvolvendo suas atividade na Inspetoria da Receita Federal do Brasil em Parnamirim/RN, no Aeroporto Internacional Augusto Severo, ainda vinculada à DRF/Natal/RN.

Jóselia Maria Rodrigues de Andrade – Cadeira 05

Formada Técnica em Contabilidade no ano de 2002 pelo SENAC/RN atuou na área de administração e contabilidade, desde 1986, em várias empresas renomadas da grande Natal, ganhando experiência para atuar como contadora e consultora no Escritório de Contabilidade Dinâmica Contábil situada em Parnamirim/RN, a partir de 2002 até 2006. Atualmente empresária da contabilidade, assumindo seu próprio escritório de contabilidade desde 2006. Com o objetivo de maior capacitação profissional ingressei na Faculdade União Americana (FUA) onde fui graduada no Curso de Ciências Contábeis em 2007, logo após pela UFRN recebi a pós-graduação de Especialização em Auditoria e Controle Interno com o título da monografia: AUDITORIA DE SISTEMAS E PROCESSOS EM UMA AGENCIA DE TURISMO NA CIDADE DE NATAL/RN. Em 2010 iniciei o Mestrado do Programa Multiinstitucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, convênio UnB, UFPB e UFRN o qual já estou concluindo. Fiz parte do quadro de docentes da FUA (Faculdade União Americana), ministrando aulas, orientando trabalhos científicos e membro de bancas avaliadoras de trabalhos de conclusão de curso. Atualmente sou do quadro docente da Faculdade Maurício de Nassau desde 02/2012. Como perspectiva futura, tenho a pretensão de atuar na área de pesquisa, com o propósito de melhor atender a classe contábil e agregar mais valor ao ensino superior como docente de Ciências Contábeis e áreas afins. Também sou membro da Academia Norte-Rio-Grandense de Ciências Contábeis – cadeira 26, desde junho/2010. Identificação – Josélia Maria Rodrigues de Andrade – Filha de José Rodrigues de Sales e Terezinha Matos de Sales – Nascida em 04 de julho de 1968 em São Paulo do Potengi – Registrado no CRC/RN Nº 7824/O – Atualmente ocupa o cargo de docente na Faculdade Maurício de Natal e de consultora de contabilidade empresarial e financeira na empresa Afinco Contabilidade como profissional autônomo.Residente na Rua Ten. Pedro Rufino dos Santos, 220, no bairro de Monte Castelo na cidade de Parnamirim/RN. Telefone residencial 84-36451652, celular 84-99221907/88922398, e endereço eletrônico: joseliarodrigues4@hotmail.com.

 

LIÊDA AMARAL DE SOUZA – Cadeira – 06

 

IVANILDO ALVES MESSIAS – Cadeira – 07

Nasceu em 12/05/1936 em Natal-RN, Filho de Pedro Alves Messias e Francisca Filgueira Alves, Casado, residente Av. Nascimento de Castro, 08 – Apto. 108 – Dix-Sept Rosado – CEP. 59059-300 – Natal-RN, Professor: Ivanildo Alves Messias (Aposentado) Titular da UFRN, UnP, dos cursos de Ciências Contábeis e Administração, vice coordenador e posterior coordenador do curso de ciências contábeis da UFRN, membro na comissão da banca examinadora do concurso de professor colaborador na área contábil em 1978 e de professor auxiliar de ensino de 1980, Ex-presidente do conselho curador da UFRN e nos anos seguintes presidente do conselho de curadores da UFRN por dois mandatos, fundador na comissão criadora do laboratório de contabilidade da UFRN de 1980 fundador da Universidade APEC hoje UnP, e membro da comissão organizadora e coordenadora da Fundação da Academia Norte-Rio-Grandense de Ciências Contábeis – 26/05 a 13/07 de 1977, membro fundador da Academia Norte Rio-grandense de Ciências contábeis conforme a Ata da AGI 16/07/1977, presidente 1985/1987, Vice-presidente da Academia; Ex-presidente no exame de 1987/1988, Contador ativo a 50 anos de profissão, CRC 0681/0, Ex-presidente do CRCRN 1988/1989, Ex conselheiro durante 1974/1977 e 1978/1981, Bacharel em Teologia em 2003, pós graduado no curso de especialização em Ciências contábeis de 1983/1985, no curso de especialização em Administração 1977/1978, Ex auditor independente do CRCRN sobre o nº 4 em 1972, membro Efetivo e Perpétuo da Academia Brasileira de Ciências Contábeis, cadeira nº 31, tem como patrono o mesmo acadêmico e primeiro ocupante desde, 22/10/1986, membro e presidente do instituto de Auditores internos do Brasil, Ex- auditor Independente na CVM como pessoa física e hoje diretor técnico Administrativo da Empresa Messias Auditoria e Consultoria S/C, na CVM sob o nº 51/1979, Medalhas de Campus Sales, Carlos Gomes, Carlos de Carvalho, Barreto Leme nos anos de 1974/1981 pela prefeitura municipal de Campinas SP, Medalha Mérito Contábil Maranhense pelo CRC/MA em 1989, Medalha de Honra no 10º Congresso Brasileiro de Medalha em 1976, Medalha de Honra ao Mérito do 40ª Aniversário da regulamentação da profissão contábil no Brasil em 1986, Patrono e Paraninfo dos cursos de Ciências Contábeis, Administração e Economia da UFRN, Secretário Geral da 11ª Convenção Nacional de Contabilista em 1986, Coordenador Geral do 1º Encontro Nacional de Estudante de Contabilidade em Natal – RN 1986, Certificado 1º encontro Seridoense de Contabilidade – palestrante em Caicó 06/1984, Certificado Mérito Contábil do 50º do CRCRN em 1998, Certificado da UFRN pelo relevante atuação no desenvolvimento do estado RN e na formação acadêmica dos profissionais do curso de Ciências Contábeis do Centro de Ciências da UFRN em 2010, Homenagem pelo trabalho de formação de nível de graduação como Coordenador no Curso Ciências Contábeis 1991/1993, Diploma pela Câmara Municipal de Natal relevante serviço prestado na cidade de Natal, Certificado de participação no Seminário Ciências Bíblicas em 2009 na Sociedade Bíblica do Brasil, Certificado e Registro 1625 Como Locutor Apresentador, Animador-Radialista, participante dos Congressos Nacionais e Convenções do Conselho Federal de Contabilidade e Congresso Internacional de Contabilidade do Mundo Latino, em Uberlândia – MG, Gramado – RS, Fortaleza – CE, Cuiabá – MT, sendo ainda membro do Conselho Consultivo do CRCRN, da Academia Norte Rio-grandense de Ciências Contábeis – 2010/2014, 2º Diretor Financeiro do Sescon RN.

José Pereira da Silva – Cadeira 08

Nasceu em 07/04/1945, Macaíba/RN, filho de João Francisco da Silva e Francisca Pereira da Silva. Reside na Rua Emanoel Bezerra, 173 – San Vale – CEP – 59.066-350 – Natal-RN – E-mail dola@veloxmail.com.br – Começou o curso Técnico em Contabilidade no ano de 1972, quando iniciou suas atividades profissionais no Laboratório SanarinaLtda – Natal-RN, mediante escrituração dos livros de registro de entradas e saídas de mercadorias e apuração do ICM. Ao concluir o curso técnico em Contabilidade recebeu o convite do Diretor Presidente desse Laboratório para assumir a responsabilidade técnica da contabilidade dessa organização. É Bacharel em Ciências Contábeis – Pela Universidade Potiguar – 2002 – com registro no CRC-RN 1759 – Empresário Contábil com atuação no Setor privado voltado ao comercio, indústria e serviços. Prestou sua contribuição a sociedade contábil, ao se tornar Conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade de 1994/1998, Presidente do Sindicado dos Contabilistas do Rio Grande do Norte – 2004/2006 e eterno tesoureiro dessa instituição. Membro Efetivo da Academia Norte-Rio-Grandense de Ciências Contábeis, ocupando a cadeira n.º 08 com a Participação na diretoria gestão 2010/2014 – no cargo de 1° Tesoureiro.

 

Paulo Viana Nunes – Cadeira 09

Nasceu em 14/07/1938 em Natal-RN, filho de Luiz Altino Nunes e Iracema Viana Nunes. Casado com Lenilda Barros Nunes. Reside na Rua Abraham Tahim, 1879 – Capim Macio/RN – CEP: 59082-160 – Natal/RN. E-mail para contato: pauloviana@supercabo.com.br, Telefones: (84) 9921-3220 e (84) 9981-0297 – Brasília – CFC: (61) 3314-9600; INFORMAÇÕES PROFISSIONAIS: Técnico em Contabilidade – Registro Profissional RN 000753/O-9 (Ativo); Ex-funcionário da empresa Nóbrega & Dantas S/A; Ex-funcionário do 3º Batalhão de Engenharia e Construção; Ex-funcionário da Prefeitura Municipal do Natal; Ex-funcionário da Empresa Cook & Cia.; Ex-Secretário Geral da Junta Comercial do Rio Grande do Norte; Ex-vogal da JUCERN; Ex-conselheiro do CRC/RN Ex-membro do Conselho Curador da UFRN (Por indicação do Sindicato dos Contabilistas), tendo exercido inclusive algumas funções; Conselheiro Efetivo do Conselho Federal de Contabilidade, no 4º mandato consecutivo, tendo sido membro do Conselho Diretor e Coordenador da Câmara de Fiscalização, Ética e Disciplina; Membro efetivo da Academia Brasileira de Ciências Contábeis; Membro efetivo da Academia Norte-Rio-Grandense de Ciências Contábeis; Sócio do Sindicato dos Contabilistas do Rio Grande de Norte, tendo sido vice-presidente por 2 (dois) mandatos; Superintendente aposentado da Câmara Municipal de Natal; CURSOS E SEMINÁRIOS PROFISSIONALIZANTESCurso Superior de Administração Municipal Fundação Prefeito Faria Lima – São Paulo – Curso de Orçamento Programa à Nível Municipal UNESCO – Rio de Janeiro; Curso de Contabilidade Superior à Nível Municipal; Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM) – Rio de Janeiro; Curso de Administração de Material Universidade Federal do Rio Grande do Norte – Natal/RN; Curso de Auditoria Contábil à Nível Municipal Tribunal de Contas da União – Brasília/DF; Curso de Administração e Técnica Legislativa Congresso Nacional – Brasília/DF; Seminário de Direito Comercial Departamento Nacional de Registro do Comércio – DNRC – Brasília/DF; Curso de Interpretação de Direito Comercial Escola Nacional de Administração Publica – ENAP – Brasília/DF. Na qualidade de Conselheiro do Conselho Federal de Contabilidade participou de vários cursos, seminários nacionais e internacionais, como ainda, no CFC, tomou parte em várias comissões e ministrou inúmeras palestras.

Everildo Bento da Silva – Cadeira 10

Nasceu em 02/10/1965 em Natal-RN – Filho de Francisco Bento Neto e Maria Dalva Cristiane Bento da Silva,Mora na Av. das Brancas Dunas, 2016, Condomínio Vila Morena, Bloco 03, Apto 301 – Candelária – CEP 59064-720 – Natal/RN – Telefones (comercial e celular): (84)3231-3313 – 9984-1430 –casado,  cursou Técnico em Contabilidade, Escola Técnica de Comércio Alberto Maranhão, Natal/RN, 1991, Superior Completo (Bacharel em Ciências Contábeis, FAL – Faculdade de Natal, 2004) -Especialização/Pós-Graduação (Especialização em Auditoria Empresarial, UFRN, 2006) Pós-Graduação (Especialização em Gestão Avançado em Escritório de Contabilidade), CRC/RN e CDF, 2009. 3 – EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL  – Mais de 15 (quinze) anos atuando na área de Contabilidade – Empresário da Contabilidade – Sócio da GEP Contabilidade Ltda – Diretor de Capacitação e Cadastro do Sescon/RN – 2006/2011 – Representes dos Técnicos em Contabilidade (Conselho Diretor no CRC/RN) Ex Coordenador-Adjunto da Câmara de Registro do CRC/RN, Ex Coordenador-Adjunto da Câmara e Fiscalização Ética e Disciplina, Membro da Comissão de Estudos do CRC/RN para alteração do Decreto-Lei nº 9.295/46, Membro suplente do CONCURA (UFRN) – 2008/2009, Vogal suplente na JUCERN – 2007/2010, Consultor da Central Fácil do SEBRAE/RN, Membro do Conselho de Ciências Contábeis da UNP, Membro efetivo da Academia Norte-Rio-Grandense de Ciências Contábeis, Presidente CRC/RN – 2010/2013, 4 – CONHECIMENTOS EM INFORMÁTICA – Windows, Word Básico, Excel Básico, Power Point Básico, Internet Básico – CAPACITAÇÃO – Contabilizando o Sucesso – 270h/a, CFC, CRC/RN e SEBRAE/RN– 2004, 17º Congresso Brasileiro de Contabilidade – 2004, 5º Enecon – Encontro Nordestino de Contabilidade – 2001, 6º Enecon – Encontro Nordestino de Contabilidade – 2003, VI ERECIC – Encontro Regional dos Estudantes de Ciências Contábeis do Nordeste – 2003, VIII Seminário Fisco/Contabilista/Contribuinte de Natal e III Encontro da Mulher Contabilista Norte-Rio-Grandense – 2004, 11a CONESCAP – Realizado em Natal/RN – 2005,  Palestra: Dispensa e Inexigibilidade de Licitação – 2006, Curso – Capacitação em Auditoria – Planejamento e Programas de Auditoria (CRC/RN) – 2006, Curso – Português Instrumental (CRC/RN) – 2006, Curso – Formação de Multiplicadores da Lei Geral (SESCON/RN) – 2007, 8º Enecon – Encontro Nordestino de Contabilidade – 2007, Curso – Mercado Financeiro e de Derivativos (CRC/RN) – 2007, Curso de Mediação e Arbitragem (CBMAE) – 2007, 12a CONESCAP – Realizado em Foz do Iguaçu – PR – 2007, Curso de Mediador e Árbitro (Sebrae/RN) – 2008, Curso Excel (Sescon/RN) 2008, Curso como falar em público (Sescon/RN) – 2009, Coordenador das mesas redondas de estudos científicos no SESCON/RN – 2009, 5ºEnescap – 2009, World Congresso f Accountants – 2010, Encontro Luso Brasileiro – 2010, V Encontro Nacional dos Coordenadores do Curso de Ciências Contábeis – 2010, II Seminário Internacional de Contabilidade Pública – 2010, Seminário Latino Americano Adoção de

IFRS – 2011.

Jucileide Ferreira Leitão – Cadeira 11

Nasceu em Várzea-RN, 16/09/1960 – Filha de João Ferreira Leitão e Maria Augusta Leitão – Residente na Rua Henrique Castriciano, 241 – Petrópolis – Cep 59.012-430 – Natal-RN – E-mail juleitao@globo.com –   Bacharel em Direito – Universidade Potiguar – UNP – 2009, Especialista em Auditoria – Universidade Federal do RJ– UFRJ – 1997, Especialista em Controladoria – Universidade Potiguar – UNP – RN – 1995, Curso de Iniciação a Pesquisa cientifica – UNIPEC – 1995, Metodologia do Ensino Superior – UNIPEC – 1994, Bacharel em Ciências Contábeis – Universidade Potiguar – UNP – 1990, Tec. em Contabilidade e Contadora – CRC-RN – n. 3364, Vogal da Junta Comercial do Estado do Rio Grande do Norte – 1995/1998,  Pesquisadora com trabalhos publicados no Brasil e exterior;  Conselheira do CRCRN – 1994 a 2003;  Presidente do CRCRN – Gestão – 2000/2001 e 2002/2003; Membro do Projeto CFC Mulher Contabilista – 2002/2003; Representante da Comissão de Integração Regional do CFC – Nordeste – 2002/2003;  Conselheira Suplente e Membro da Câmara de Controle Interno do CFC – 2004/2005 Coordenadora da Comissão de elaboração das provas do 9° Exame de Suficiência – 2004;  Coordenadora do Projeto CFC de Integração Estudantil 2004/2011;  Conselheira efetiva e Membro da Câmara de Controle Interno do CFC – 2006/2009;  Conselheira efetiva e Presidente do Conselho Fiscal da Fundação Brasileira de Contabilidade – FBC 2010/2013. Colaboradora do Projeto Academia Norte-Rio-Grandense de Ciências Contábeis – Uma busca através dos tempos – Projeto Departamento de ciências contábeis – UFRN – Administradora da Empresa Jucileitão Assessoria Contábil Ltda S/S – Presidente da Academia Norte-Rio-Grandense de Ciências Contábeis 2010/2014.

José Pinto Freire, Cadeira 12.

Nasceu em Macaíba-RN, é cidadão Natalense pela Lei municipal n. 1.671/67, recebeu a “medalha de MÉRITO ALBERTO MARANHÃO por Decreto nº 3.615 de 15/03/1960; Pertenceu a polícia militar do estado do Rio Grande do Norte, chegando a 1° sargento em 1946; Concluiu o curso de técnico em contabilidade na Escola Técnica de Comércio de Natal em 1948. Com o decreto Lei 9295/46 que regulamentou a profissão contábil, seu diploma foi averbado pelo ministério de educação e cultura, à categoria de contador; Atuou na função de escriturário classe “F” no departamento da fazenda do Rio Grande do Norte, a partir de 1946 e em 03 de novembro de 1955, passou a Inspetor Fiscal Geral, aposentando-se em 11 de julho de 1963; Destacou-se na política partidária desde 1955, sendo vereador da câmara Municipal de Natal, atuando na condição de 1º secretário, vice-presidente, e presidente. Foi prefeito da cidade de Natal – 1960. Exerceu também, o cargo de Secretário Municipal de Serviços Urbanos; Presidente da Associação Comercial de Currais Novos por dois anos, a partir de 25 de junho de 1966; Presidente da Associação Brasileira de Revendedores Autorizados de veículos (ABRAVE). Delegacia Distrital do Rio Grande do Norte, biênio 1976/1977; Na condição de cidadão classista: Presidiu o sindicato dos contabilistas do Rio Grande do Norte de 25 de abril de 1960 a 25 de abril de 1970;Conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Norte, eleito em 1965, chegando a presidência daquele órgão no biênio 1986/1987; Membro fundador da Academia Norte-Rio-Grandense de Ciências Contábeis em 16 de julho de 1977, cadeira n º 12 Patrono – Carlos Serrano, participante ativo da Diretoria daquele órgão – Vice-presidente 1983/1985, Diretor Social  1979/1981, membro efetivo da comissão de contas 1987/1989, membro da comissão de contas de junho a out 2010 e membro conselho consultivo 2010/2014. Hoje, após 20 anos de silêncio da academia, faz parte do momento histórico de resgate dessa instituição, assumiu  a presidência em caráter interino, a partir de 19 de maio até 15 de outubro  de 2010. No direcionamento de sempre SERVIR, realizou relevantes ações: Membro ativo do Lions Clube de Natal, chegando à presidência do órgão; Destaca-se na qualidade de Presidente de honra de algumas associações beneficentes. Atualmente tem o mérito da presidência do Consórcio Eldorado-Natal-RN.

Jose Dionísio Gomes da Silva – Cadeira 13

Filho de Francisco Gomes da Silva e Josefa Moreira da Silva, Nascido em 15/03/1958 – NATAL/RN – Brasil – Reside na  Rua Aguinaldo Gurgel Junior, 2061 – casa 5 -Cond. Villa da Colina – Candelária – Natal – 59066-030, RN – Brasil – Telefone: 84 32076602 – Endereço profissional Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Ciências Contábeis Campus Universitário Central – Lagoa Nova – Natal – 59072-970, RN – Brasil – Telefone: 84 32153464 – Endereço eletrônico e-mail para contato: dionisio@ufrnet.br – e-mail alternativo : dionisio@supercabo.com.br sua Formação Acadêmica/Titulação 1995 – 2000 Doutorado em Controladoria e Contabilidade. Universidade de São Paulo, USP, Sao Paulo, Brasil – Título: Investigação da prática da gestão econômica na atividade hoteleira, Ano de obtenção: 2000 Orientador: Reinaldo Guerreiro Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – 1994 – 1995 Especialização em Administração Universitária. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Natal, Brasil 1987 – 1991 Mestrado em Administração. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Natal, Brasil Título: Análise das liquidações antecipadas de empréstimos imobiliários do sistema financeiro da habitação: um estudo na Bandern S/A, Ano de obtenção: 1991 Orientador: Vidal Suncion Infante Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico 1977 – 1980 Graduação em Ciências Contábeis. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Natal, Brasil sua Formação complementar 2010 – 2010 Curso de curta duração em Capacitação do Banco de Avaliadores -BASIS como av. Ministério da Educação, MEC, Brasília, Brasil 2007 – 2007 Curso de curta duração em Capacitação do Banco de Avaliadores -BASIS como av. Ministério da Educação, MEC, Brasília, Brasil 2006 – 2006   Curso de curta duração em Programa de Capacitação do Banco de Avaliadores do.  Ministério da Educação, MEC*, Brasil 2002 – 2002         Curso de curta duração em Capacitação de Avaliadores do Curso de Ciências Co. Ministério da Educação, MEC*, Brasil 1998 – 1998Extensão universitária em Nova Geração de Métodos Estatísticos Avançados Par. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Natal, Brasil  1993 – 1993 Técnico em Transações Imobiliárias.  Governo do Estado do Rio Grande do Norte, GOVERNO/RN, Natal, Brasil 1991 – 1992 Extensão Universitária em Docência no Ensino Superior. Universidade Potiguar, UNP, Natal, Brasil – Atuação profissional – 1. Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN Vínculo institucional 1992 – Atual Vínculo: Servidor público , Enquadramento funcional: Professor Associado II , Carga horária: 40,  Regime: Dedicação Exclusiva –  Atividades 07/2011 – AtualDireção e Administração, Centro de Ciências Sociais Aplicadas 02/2011 – 06/2011 Graduação, Ciências Contábeis 2010 – 2011Projetos de pesquisa, Centro de Ciências Sociais Aplicadas  2010 – 2011   Projetos de pesquisa, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis –  Linhas de pesquisa – 1. Investigação da prática da gestão econômica na atividade hoteleira 2. Investigação da rentabilidade de clientes em hotéis 3.Práticas do gerenciamento de custos nos hotéis Projetos 2010 – 2011 Normas Internacionais de Contabilidade Aplicadas às Pequenas e Médias Empresas – PIE5931-2010 2010 – 2011 Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público – PIE5955-2010 2010 – 2011 PRÁTICAS DE GOVERNANÇA: UM ESTUDO RELACIONADO AOS SISTEMAS DE REMUNERAÇÃO DOS EXECUTIVOS – PIE5982-2010 2010 – 2011 Um estudo das Normas Internacionais de contabilidade e seus reflexos para a Auditoria e perícia contábil.  PIE5979 2010 – 2010 – 2011 ESTÁGIO DE ADEQUAÇÃO DAS INFORMAÇÕES CONTÁBEIS ÀS ALTERAÇÕES DA LEGISLAÇÃO SOCIETÁRIA BRASILEIRA EM CONVERGÊNCIA COM AS NORMAS INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE: UM ESTUDO DO SETOR DE PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS. 2009 – 2010 Ensino da Contabilidade de Custos: uma análise da capacitação docente e das metodologias de ensino empregadas nas Instituições de Ensino Superior do Estado do Rio Grande do Norte 2001 – 2002 Investigação da rentabilidade de clientes: um estudo em hotéis de Natal 2001 – 2002 Práticas do gerenciamento de custos na hotelaria do Rio Grande do Norte – PIE442-01 Descrição: Trata da prática da gestão dos custos na atividade hoteleira. Apresenta a evolução da hotelaria, destacando esse segmento como um dos mais importantes no cenário econômico da atualidade. Utiliza como referencial conceitual a teoria da gestão econômica, enfatizando, dessa teoria, os postulados básicos para o processo de gerenciamento, sistema de informações e avaliação do desempenho – Situação: Concluído Natureza: Pesquisa – Alunos envolvidos: Graduação (1); Mestrado acadêmico (2); Integrantes: José Dionisio Gomes da Silva (Responsável); ;  CARLA RENATA SILVA LEITÃO;  Maxwell dos Santos Celestino;  GERLANDO AUGUSTO SAMPAIO FRANCO DE LIMA Financiador(es): Revisor de periódico Membro do corpo editorial – Áreas de atuação – 1.Controladoria 2. Gestão de Custos 3. Administração Financeira 4. Gestão Hoteleira 5. Gestão Por Resultados Econômicos e Outros Prêmios e títulos – 2012 Serviços prestados a população do Rio Grande do Norte na área de Contabilidade, Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte – 2011          Membro Efetivo – Cadeira 13 – ANRGCC, Academia Norte-Rio-Grandense de Ciências Contábeis – ANRGCC – 2010 Serviços prestados a cidade de Natal na área de Contabilidade, Câmara Municipal de Natal – 2009 Nome da turma de concluintes do curso de Ciências Contábeis, Faculdade Mauricio de Nassau – 2008 Professor que contribuiu com a história do programa, UFRN – Programa de Doutrado e Mestrado em Administração – 2003 Homenagem pela contribuição ao desenvolvimento do CCSA-UFRN, Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSA-UFRN – 2003 Homenagem pela contribuição ao desenvolvimento do PPGCC – 2000 a 2003, CCSA – UFRN 2003   PROFESSOR – Outras informações relevantes 1 Representante de Universidade Federal do Rio Grande do Norte no MARCCO/RN – Movimento Articulado de Combate à Corrupção, desde outubro de 2009. Secretário-Executivo do movimento no período 2012/2013

Kadidja Karolina Damasceno Soares – Cadeira 14

Nasceu em16/02/1981Natal-RN,  filha de José Jeová Soares e  Maristela Damasceno Soares, reside na Rua Pirapitingui, 50 Ap. 85 – Liberdade, São Paulo – SP – CEP 1508-020 – Tel. Cel: 8308-2988 e 9186-4003 (celular) E-mail kadidjasoares@hotmail.com  – 31 anos, casada  – Experiência nas áreas Contábil e Financeira, adquirida em empresas nacionais, multinacionais e em escritório de contabilidade próprio, executando atividades de lançamentos, conciliações, elaboração de balancetes mensais, relatórios gerenciais. Gestão de tributos, Preparação das Demonstrações contábeis. Experiência na área acadêmica, atuando como docente nas disciplinas de Perícia Contábil, Auditoria Contábil, Contabilidade Básica, Contabilidade Aplicada a Administração e História do Pensamento Contábil. Sua Formação Especialização em Auditoria Empresarial pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), novembro de 2005.  Bacharelado em Ciências Contábeis pela Faculdade Natalense para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte – FARN, janeiro de 2003.  Técnico em contabilidade – Escola Estadual Professor Francisco Ivo Cavalcanti, dezembro 1998. Inglês – Básico/intermediário.  Com Experiência profissional na K&J CONTABILIDADE – Natal/RN Nov/2008 – Ago/2010 Empresária (Nov/2008 – Ago/2010) Prestação de serviços de contabilidade à clientes de pequeno e médio porte do segmento de comércio e prestação de serviços.  OAB-RN – Natal/RN Jul/2008 – Ago/2010 Contadora (Jul/2008 – Ago/2010) Reportando-se à Diretora Financeira e ao Presidente da instituição. Implantação e treinamento do sistema de contabilidade pública na instituição nos módulos de contabilidade, contas a pagar, contas a receber e tesouraria. Hospital e Maternidade Promater Ltda. – Natal/RN Mai/2004 – Set/2007 Contadora (Mai/2004 – Set/2007) Reportando-se à Diretora Financeira e Administrativa, organização e definição de atividades do setor contábil e fiscal, assessorando o setor pessoal, faturamento, compras e tesouraria. CASS Sistemas Corporativos Ltda – Natal/RN Set/2001 – Jul/2003 Reportando-se à Gerente contábil e ao Diretor do Setor, desenvolvendo atividades de na área contábil de digitação, conciliação e análise de balanço de empresa que atua no ramo de comércio varejista e atacadista, construção civil e prestadoras de serviço. Trainee Contábil I (Set/2001 – Abr/2002) Desenvolvendo atividades internamente no escritório com empresa de pequeno e médio porte no ramo de comércio, construção civil e prestadora de serviço, na área contábil, digitando, conciliando e analisando relatórios. Suporte ao setor pessoal no desenvolvimento de RAIS e DIRF; Trainee Contábil II (Mai/2002 – Jul/2003) Desenvolvendo atividades dentro das empresas que o escritório prestava serviço, em empresa de grande porte do comércio atacadista e hotéis, conciliando, analisando relatórios e encerrando balanço. Obrigações acessórias na elaboração de DIPJ e DCTF. COATS Industrial S.A – Natal/RN Fev/2000 – Set/2001 Estagiária (Fev/2000 – Set/2001) Atuação inicial no Setor Pessoal desenvolvendo atividades de controle de ponto eletrônico, distribuição de vale transporte e cesta básica, desconto farmácia. Transferência para o Setor Fiscal em Março de 2001, desenvolvendo as atividades de emissão de nota fiscal de saída de mercadoria, remessa para conserto, apuração de impostos e auxilio no desembaraço aduaneiro. Experiência Acadêmica Universidade de Santo Amaro – UNISA – São Paulo Atual – desde 02-2012 Tutora de Ensino a Distância (Atual – desde 02-2012) Curso de Ciências Contábeis Desenvolvendo atividade como tutora do ensino a distância no Curso de Ciências Contábeis. Associação Educacional Nove de Julho – UNINOVE – São Paulo 11-2011 –12-2011 Professora do Curso de Ciências Contábeis (11-2011 – 12-2011) Desenvolvendo atividade como professora no Curso de Ciências Contábeis. Faculdade Drummond – São Paulo Atual – desde 04-2011 Professora do Curso de Gestão Hospitalar (Atual – desde 04-2011) Desenvolvendo atividade como professora no Curo de Gestão Hospitalar. Centro Universitário Sant’Anna – UNISANTANNA – São Paulo 03-2012 – 03-2011 Professora do Curso de Ciências Contábeis (03-2012 – 03-2011) Desenvolvendo atividade como professora no Curso de Ciências Contábeis. Universidade Federal do Rio G. do Norte (UFRN) – Natal/RN 03-2009 – 08-2010 – Professora Substituta – Curso de Ciências Contábeis (03-2009 – 08-2010) Desenvolvendo atividade como professora no Curso de Ciências Contábeis. Faculdade de Natal (FAL) – Natal/RN 07-2007 – 08-2010 Professora – Curso de Ciências Contábeis e Administração (07-2007 – 08-2010) Desenvolvendo atividade como professora no Curso de Ciências Contábeis e administração. Faculdade União Americana (FUA) 09-2008 – 03-2010 – Professora – Curso de Ciências Contábeis (09-2008 – 03-2010) Desenvolvendo atividade como professora no Curso de Ciências Contábeis. Cursos Inglês (cursando). Curso Legislação Trabalhista e sua Aplicação aos Contratos de Trabalho, 2009. Curso de Direito Financeiro para a Gestão Pública, 2008. III Encontro Nacional de Coordenadores do Curso de Ciências Contábeis – 18º Congresso Brasileiro de Contabilidade, 2008. VII Fórum Nacional de Professores de Ciências Contábeis – 18º Congresso Brasileiro de Contabilidade, 2008. 18º Congresso Brasileiro de Contabilidade, 2008. Administração do Tempo – IX ENIC e do Congresso Científico da FAL, 2007. Curso Capacitação Docente com Ênfase em Avaliação de Aprendizagem: Oficinas sobre Metodologia de Estudos de Casos e Procedimentos e Instrumentos de Avaliação da Aprendizagem: Uma Abordagem Criativa, 2007. Workshop Gerencial de Cargos e Salários, 2007. Curso de Qualidade no Atendimento ao Cliente e Relações Humanas, 2006. Curso Prático de Retenções Imposto de Renda e Contribuições, 2006. Curso DCTF e DIRF Novos Programas, 2006. Curso de Novos Códigos Fiscais de Operações e Prestações – CFOP, 2003. Palestra – Controladoria Agregando Valor para a Empresa, 2002. Encontro O Contador do Novo Milênio: Em Busca de Oportunidades na era da Informação, 2001. IV Encontro Norte-Rio-Grandense de Contabilidade, 2000. Encontro O Perfil do Profissional Contábil do Terceiro Milênio, 2000. Seminário Políticas e Instrumentos de Gestão Empresarial para o RN, 2000. III Fórum de Estudos Contábeis, 1999. Ciclo de Palestras – Tendências e Perspectivas das Organizações 1999. (Outra)

Álvaro Murilo Crêspor Júnior -Cadeira 15

Nasceu 19/06/1965 em Catende –PE. Álvaro Murilo Cordeiro Crêspor e Glaucia Maria Costa Crêspor. Reside na Av. Abel Cabral, 2092, casa 60 Nova Parnamirim, CEP 59151-250 – Parnamirim-RN, Contador, Auditor, com formação educacional em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE e pós-graduação em finanças empresariais pela UNICAP/FGV. Iniciou sua carreira contábil na Deloitte ToucheTohmatsu em 1986, passando 15 anos, sendo seis anos como gerente de auditoria contábil. Conduzi trabalhos na área tributária, pessoal, duediligence e auditoria operacional (notadamente na área de custos industrial). Fui responsável e ministrava treinamentos para o staff da Deloitte, bem como, pelo recrutamento de trainees desta empresa.  Em 2001, passou a integrar a LCA – Auditores e Consultores como sócio. Minha atribuição profissional é conduzir e coordenar equipes de trabalho em empresas de diferenciados portes e ramos de atividades. Em outubro de 2008, tive a singular experiência como interventor judicial na SIMAS Industrial S.A., Onde assumi as responsabilidades de todas áreas da empresa (comercial, financeiro, administrativo, compras, recursos humanos), com o término da intervenção em fevereiro de 2009. Esta experiência foi importante, pois, tudo o que aprendi até então foi testado neste período, e aprendendo a negociar com clientes, bancos e fornecedores, não esquecendo de conduzir os empregados, sócios afastados e a própria justiça, prestando contas do andamento de meus trabalhos. A partir de março de 2009 retornei a LCA, onde exerço as atividades de responsável técnico. Quanto ao período de atuação nas empresas, depende do serviço que somos contratados.

 

Ridalvo Medeiros Alves de Oliveira – Cadeira 16

Nasceu em 16/06/1969,Caicó-RN, Filho de Abdias Medeiros de Oliveira e Celestina Alves de Medeiros, Possui graduação em Ciências Contábeis (bacharelado) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1995), especialização em Contabilidade Gerencial pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1999), mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (2003) doutorado em Educação na UFRN. Atualmente é professor de ensino Superior da UFRN e da FARN, ambas em Natal. Também é Coordenador de Finanças e de Projetos da Comissão Permanente do Vestibular da UFRN e Instrutor do Programa “Contabilizando o Sucesso” do Conselho Regional de Contabilidade – RN. Tem experiência na área de Contabilidade, com ênfase em Custos e Contabilidade Gerencial, atuando principalmente nos seguintes temas: Custos, Contabilidade Gerencial, Análise Financeira, Sistemas de Informação e Métodos Quantitativos.

 Luiz Benévolo Dantas – Cadeira 17

Nasceu em 29/03/1925 em Mossoró-RN, filho de Francisco Benévolo Dantas e Maria Oliveira Dantas. Técnico em Contabilidade com prerrogativas em Bacharel em Ciências Contábeis, Registro no ministério da educação numero 52860 e no CRC-RN 1241. Funcionário do Banco do Brasil – RN por meio de concurso público aprovado em primeiro lugar exerceu a Gerência em várias agências do Banco do Brasil e aposentando-se na qualidade de gerente geral. Foi empresário de empresas no ramo de comércio, indústria, agroindustrial e prestadora de serviços. Destacou-se pelo bem servir a sociedade, sendo homenageado com inúmeros títulos e comendas: Amigo da Marinha – Ministério da Marinha – 3 Distrito Naval – RN, Cidadão do Município de Currais Novos-RN, Mérito Câmara Cascudo e Auta de Souza, Consagração Social – Destaque e Atuação Bancária e Liderança e Companheirismo (Frequência 100% Rotary). No serviço prestado a coletividade destaca-se: Membro do Conselho Econômico da Arquidiocese de Natal-RN – 1994-2004, Sócio do Rotary Club de Natal-RN, Sociedade Amigo da Marinha, Lions Clube de Picos e de Currais Novos-RN, Associação de Diplomados da Escola Superior de Guerra – RN, Associação dos Antigos Funcionários do Banco do Brasil e Membro Fundador da Academia Norte-Rio-Grandense de Ciências Contábeis – Comissão de Contas dessa Academia 1979/1981 e Membro do Conselho Fiscal 2010.

Tomislav Rodrigues Femenick: Cadeira 18

Nasceu em 19/04/1939 -Mossoró-RN. Filho de Edmundo Femenick e Maria José da Mota Femenick, reside na Av. Xavier da Silveira, 1170 – Morro Branco – CEP 59056-700 – Natal – RN – Contador, Auditor, Escritor, Professor Universitário e Articulista dos Jornais: O Globo – RJ, Tribuna do Norte e o Jornal de Hoje –RN, entre outros. Sua formação educacional consta de mestrado em Economia, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Especialização em Economia para executivo, pela Escola de Administração de Empresa, da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo/SP, Bacharel em Ciências Contábeis, pela Universidade da Cidade de São Paulo/SP.

Moizés Manso de Oliveira:Cadeira – 19

Nasceu em 10/05/1956, Natal-RN.Filho Baltazar Dias de Oliveira e Francisca Manso de Oliveira – Reside na Av. Lima e Silva, 1592 Lagoa Nova CEP 59.075-710 – Natal/RN Contador, Professor Universitário, Perito e Administrador Judicial. Sua formação educacional consta de Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Potiguar, Especialização em Direito do Trabalho, Direito Tributário e Perito Contábil, Mestrando em Administração de Empresas.

Ivanilson Pessoa de Medeiros – Cadeira 20

Nasceu em 18.12.1947, Macaíba/RN, filho de Pedro Justino de Medeiros(in memorian) e Joana Pessoa de Medeiros. Bacharel em Ciências Contábeis – CRC 1900RN – Membro Fundador da Academia Norte-Rio-Grandense de Ciências Contábeis, ocupando a cadeira n.º 20 -Membro da Comissão de Contas dessa Academia 1981/1983, primeiro Secretário 1987/1989, primeiro Tesoureiro 2010 e Membro do Conselho Fiscal 2010/2014. Formação Acadêmica:Primário: Escola Almirante Ary Parreiras Conclusão – 1959 – Primeiro Ciclo: Ginásio Arquidiocesano de Natal/RN – Conclusão – 1964 – Segundo Ciclo: Técnico – Escola Técnica de Comércio de Natal – Conclusão – 1969 – Superior: Faculdade de Ciências Econômicas Administrativas e Contábeis da Universidade Federal do RN – Conclusão – 1975.

Marluce Pinheiro da Silva – Cadeira 21

Nasceu em 31/10/1941 – Natal-RN, Filha de Diomedes da Silva Pinheiro e Julia da Silva Pinheiro, Reside na Rua Brasília, 214 – Neópolis – Nata – RN – CEP 59080-380 – Telefone: (84) 9984-9520 – E-Mail: marllucepinheirorn@hotmail.com – Formação Acadêmica – Bacharelado em Ciências Contábeis através da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – 1966. Bacharelado em ciências econômicas através da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.- 1972. Licenciatura em Geografia através da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com estágio no antigo CRUTAC. – 1972. Pós – Graduação em Administração Municipal através do Instituto de Administração Municipal com sede em Botafogo no Rio de Janeiro, monitorados por professores da FVG (Fundação Getúlio Vargas). 1974. Experiência Profissional – 1969. Professora das disciplinas estatística, contabilidade pública e CLT na Escola Técnica de comércio de Natal. 1969. Curso de tributação estadual através da Escola de ADM no Ceará. 1970. Seminário de controle orçamentário no SENAC/RN. 1973. Inspetora fiscal do Tribunal de Contas do Estado RN. Inspetora fiscal do Tribunal de Contas do Estado RN – 1977. Técnica especializada A da Secretaria de Transporte e Obras Públicas RN. 1977. Estágio na Secretaria Estadual da Fazenda para chefia da unidade setorial de finanças. 1979. Auditora Fiscal do Trabalho na Superintendência Regional do Trabalho no RN. Membro fundadora da Academia Norte-Rio-Grandense de Ciências Contábeis e Membro Efetivo do Conselho Fiscal – 2010 e Membro Suplente 2010/2014.

.Maria Araújo da Rocha – Cadeira 22

Nasceu em Tacima–PB, aos dias 09 de novembro de 1946. Filha de Sebastiao Teixeira de Araújo e Joana Barbosa Soares. Concluiu o Curso de Ciências Contábeis pela Universidade Federal do RN no ano de 1975. Cursou pós-graduação em Ciências Contábeis – UFRN em 1994, com o trabalho final: A Cultura nas organizações Públicas e especialização em Modernização e Economia Regional – julho de 1996. Participou do curso – ciclo de Estudos sobre Segurança e Desenvolvimento – 1982 – Escola Superior de Guerra – ESG. Na vida profissional, desde março de 1996 dedicou-se à área pública na Secretaria de Segurança Pública – RN durante 27 anos e exerceu o cargo de chefia do grupo de finanças. Membro fundador da Academia Norte-Rio-Grandense de Ciências Contábeis, primeira Secretária 1977-1979, segunda Secretária 1985/1987, primeira Secretária 2010 e Membro Efetivo do Conselho Fiscal 2010/2024.

 Iolanda Souza Alves Pereira – Cadeira 23

Nasceu em 11/10/1947 de São João dos Patos-MA, Filha de Lourenço Lopes de Souza e Raimunda de Souza Lima, casada, – Cônjuge: Elvécio Alves Pereira – reside na Rua João Pessoa, número 646 – São João dos Patos – MA – Telefone: (99) 35513933 / E-mail: elvecioiolanda@gmail.com–Bacharel em Ciências Contábeis – UFRN 1975, Professora do Curso Técnico de Contabilidade, Contadora da área Privada voltada ao setor de construção civil com experiência profissional 1972-1982 – CICOL – Cargo: Responsável pela contabilidade – 1982-1992 – COCIL Cargo: Responsável pela contabilidade 1978-1980 – Escritório de Contabilidade – Cargo: Responsável pela contabilidadeQUALIFICAÇÕES E ATIVIDADES PROFISSIONAIS – Possuiu um Escritório de Contabilidade de 1978 a 1980. – Desde 2004, aplica um trabalho de guia missionária das Oficinas de Oração e Vida. Membro Fundador da Academia Norte-Rio-Grandense de CiênciasContábeis, segunda Secretária dessa academia 1977/1979 e segunda tesoureira – 1981/1983.

Francisco Jadir Farias Pereira – Cadeira 24

Nasceu em 23/07/1950 em Santa Cruz-RN filho de José Clemente Pereira e Neuza Farias Pereira. Casado com Idia Lopes Vila, reside na rua Des. Dionísio Filgueira, 761 – Apto 1300 – CEP 59014-020 – Petrópolis – Natal-RN – Telefones – 3202 3604Cel – 8873 6402 –  E-mail: jadir.farias@gmail.com.Cursou o Técnico em Contabilidade – Escola de Comércio Municipal Natal – 1969 – Bacharel em Direito – Universidade Federal do Rio Grande do Norte – 1974 – Bacharel em Sociologia – UFRN- 1974 – Pós-Graduação: Especialização em Direito Privado: Universidade Federal de Mato Grosso – 1978.Experiência Profissional:Contador do Serviço Social do Comércio SESC/RN – 1971/1973  – Contador – Universidade de Brasília – 1975 – Auditor Federal de Finanças e Controle Externo do Tribunal de Contas da União – 1975/ – Advogado Autônomo  (OAB 906/RN) – Contabilista (CRC/RN 1303) – professor de sociologia na UFMT/ 1997/1999; – secretário regional de controle externo do tribunal de contas da união nos  estados de Mato Grosso/Rondônia – 1997/1999 – secretário regional de controle externo do tribunal de contas da união no estado do rio grande do norte – 1999/2005 – auditor geral da controladoria do estado do Rio Grande do Norte – 2006/2007.Outras atividades:Juiz do tribunal de ética da OAB/RN – 2005/2007; – auditor do tribunal de justiça da federação norte-rio-grandense de futebol – 1997/2000. Membro fundador da Academia Norte-Rio-Grandense de Ciências Contábeis, segundo tesoureiro dessa Academia 1977/1979, Diretor Social 1981/1983, primeiro Secretário 1985/1987, Vice-Presidente 2010 e Membro do Conselho Consultivo 2010/2014. Presidente do Rotary Club natal sul 2000/2001.

Luiz Paulo Vendramini – Cadeira 25

Nasceu em 27/08/1947 – Pindamonhangaba-SP, Filho de José Benedito Vendramini e Conceição Rodrigues,Reside na RuaCícero  Pinto,  340,  apartamento  902,   Lagoa  Nova – 59054-460  –  Natal  – RN – Tel:  [084]  3206.5255 – FORMAÇÃO  ACADÊMICA – MESTRE  EM  GESTÃO  UNIVERSITÁRIA – Universidade  Estácio  de  Sá,   Rio  de  Janeiro,  RJ,  1997. Dissertação: INTEGRAÇÃOPLANEJAMENTO  E  ORÇAMENTO: O  Caso  das  Universidades  Particulares – MESTRADO  EM  ADMINISTRAÇÃO  DE  EMPRESA Fundação Getúlio Vargas,  São Paulo,  SP. Área deConcentração:  Contabilidade  e  Finanças.Créditos Concluídos, 1976. GRADUADO EMADMINISTRAÇÃO  DE  EMPRESA Faculdade  de  C. Econômicas  e  Administração  de  Empresas“  Dr.  Clóvis  Salgado  ” Universidade  Braz  Cubas,   Mogi  das  Cruzes,  SP,  1972.TÉCNICO EM CONTABILIDADE Liceu  Braz  Cubas,   Mogi  das  Cruzes,  SP, 1967. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL E ACADÊMICA UNIVERSIDADE POTIGUAR NATAL – RN Professor, Chefe deDepartamento  e  Diretor de  Setembro/1981  a   Novembro/1987. Pró-Reitor Financeiro, de 1999 a 2001. Diretor Superintendente, de 2001 a 2005. COMPLEXO EDUCACIONAL DOS GUARARAPES JABOATÃO DOS GUARARAPES – PE – Diretor Financeiro, de 2002a  2005. ASSOCIAÇÃO BAIANA DE EDUCAÇÃO E CULTURA -ASBEC MANTENEDORA  DAS  FACULDADES  JORGE  AMADO – SALVADOR  –  BA – Diretor  Superintendente,  de  2004  a   2007. UNIVERSIDADE “ SÃO  MARCOS  ” SÃO  PAULO  –  CAPITAL Professor,  Chefe  de  Departamento  e  Coordenador  de  Curso Pró-Reitor  Administrativo  e  Financeiro Pró-Reitor  Acadêmico Pró-Reitor  de  Pós-Graduação  e  Pesquisa Diretor  Financeiro,  de  Fevereiro/1988  a  Dezembro/1994. Diretor dePlanejamento  do  Centro  de  Políticas  Estratégicas de  Janeiro/1995  a   Agosto/1997. UNIVERSIDADE MACKENZIE SÃO PAULO-  CAPITAL Professor,  de  Março/1988  a   Março/1995. ASSOCIAÇÃO POTIGUARDE  EDUCAÇÃO  E  CULTURA   –  APEC MANTENEDORA  DA  UNIVERSIDADE  POTIGUAR – UnP – NATAL  –  RN – Mantenedor,  de  Setembro/1981  a  Julho/1987.

Maria Helenilde de Morais Corsino da Costa – Cadeira 26

Nasceu em 28/07/1955, Natal-RN. Filha de Antônio Félixde Morais e Dulce Lili de Morais. Contadora, Auditora Fiscal do Município de Natal, Professora Universitária, Perita Contábil. Sua formação educacional consta em “ Bacharel em CIÊNCIAS CONTÁBEIS”, pela UFRN – UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE’, em 1980, posteriormente em 1996, concluiu na mesma instituição UFRN, o curso de ‘ESPECIALIAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS”, obtendo assim o titulo de ‘ESPECIALISTA’,  ainda em processo de pós-graduação concluiu em 2005, o ‘CONTABILIZANDO O SUCESSO’.

 

Edmilson Jovino de Oliveira – Cadeira 27

Filho de Ednilson Jovino de Oliveira e Ilmar Lins de Oliveira Nascimento 04/03/1965 – Natal/RN – Brasil Endereço residencialrua Major Laurentino de Morais nº 1218, aptº 1301 Barro Vermelho – Natal     59020-390, RN – BrasilTelefone: 084 32224131 Endereço profissional         Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Ciências Contábeis-RN Campus UniversitárioLagoa Nova – Natal59072-970, RN – Brasil  Telefone: 084 32153486 Endereço eletrônico          e-mail para contato:edmilson_jovino@yahoo.com.bre-mail alternativo: edmilson.jovino@natal.rn.gov.brFormação Acadêmica/Titulação – 2011  Doutorado em Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Natal, Brasil1999 – 2000    Especialização em direito tributário. instituto brasileiro de estudos tributários, IBET, Brasil 1998 – 1999 Mestrado em Administração. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Natal, Brasil 1992 – 1996 Graduação em direito. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Natal, Brasil – 1990 – 1991 Especialização em ciências contábeis. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Natal, Brasil 1983 – 1988 Graduação em Ciências Contábeis. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Natal, Brasil Atuação profissional 1. Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN – Vínculo institucional 1996 – Atual Vínculo: Servidor público , Enquadramento funcional: professor assistente , Carga horária: 40,  Regime: Integral – Atividades – 2011 – 2012 Projetos de pesquisa, Centro de Ciências Sociais Aplicadas – 12/2009 – 12/2009 Especialização 10/2009 – Atual        Direção e Administração, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Ciências Contábeis-RN – 07/2009 – Atual Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Ciências Contábeis-RN 02/2008 – AtualGraduação, Ciências Contábeis 10/2007 – AtualDireção e Administração, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Ciências Contábeis-RN – 10/2007 – 10/2009Direção e Administração, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Ciências Contábeis-RN – 04/2007 – 04/2007Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Ciências Contábeis-RN 02/2007 – 12/2008 Graduação, Ciências Contábeis 02/2007 – 12/2008 Graduação, Ciências Contábeis 07/2006 – 12/2006 Graduação, Ciências Contábeis 07/2006 – 12/2006 Graduação, direito 06/2006 – Atual       Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Ciências Contábeis-RN 02/2006 – 06/2006 Graduação, Ciências Contábeis 02/2006 – 06/2006 Graduação, Ciências Contábeis 09/2005 – 10/2005 Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Ciências Contábeis-RN 07/2005 – 12/2005 Graduação,  Ciências Contábeis 07/2005 – 12/2005 Graduação, direito 02/2005 – 06/2005Graduação, Ciências Contábeis 02/2005 – 06/2005 Graduação, direito  10/2004 – AtualConselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Ciências Contábeis-RN 2.Secretaria  Municipal de Tributação – SEMUT – 1988 – Atual  Vínculo: Servidor público , Enquadramento funcional: Auditor da Fazenda Municipal , Carga horária: 30,  Regime: Parcial Projetos 2011 – 2012 VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO DE ESCOLAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: configurações, impactos e perspectivas no Rio Grande do Norte, no período de 1996 a 2012. Áreas de atuação Contabilidade pública Direito Financeiro Direito Tributário IdiomasInglêsCompreende Razoavelmente , Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente – Produção em C, T & A – Produção bibliográfica e com vários Artigos aceitos para publicação – 1. corrêa da silva, maurício, AQUINO, I. P. B., Batista, Edimilson Monteiro, OLIVEIRA, E. J. Gastos com educação: análise da aplicação de recursos pelos municípios do Estado do Rio Grande do Norte, no período de 2006 a 2009. Enfoque: Reflexão Contábil (Impresso). , 2011. Trabalhos publicados em anais de eventos (resumo) 1. FERREIRA, Maria Aparecida dos Santos, OLIVEIRA, E. J. – 2. OLIVEIRA, E. J., Marcia Josienne Monteiro Chacon – 3. REGO, T. F., BARBOSA, E. S., ARAUJO, A. O., OLIVEIRA, E. J. –Apresentação de Trabalho – 1. FERREIRA, Maria Aparecida dos Santos, OLIVEIRA, E. J. – 2. FERREIRA, Maria Aparecida dos Santos, OLIVEIRA, E. J. – 3. OLIVEIRA, E. J., Marcia Josienne Monteiro Chacon – Produção Técnica Trabalhos técnicos 1. OLIVEIRA, E. J.,luiz vieira de oliveira sobrinho Demais produções técnicas – 1. OLIVEIRA, E. J., Adriana Izabel BackesSteppan, Francisco Lopes Filho 2. OLIVEIRA, E. J. 3. OLIVEIRA, E. J. 4. OLIVEIRA, E. J. com varias Orientações e Supervisões Concluídas e Conclusão de curso de graduação – Com participações em vários Eventos como Participante e Coordenador de Grupo de trabalho e Moderador apresentador – com Participação em banca de trabalhos de conclusão, Graduação, Participação em banca de comissões julgadoras  – Concurso público – 1. Auditoria e Perícia, 2009 – 2. Auditoria e Perícia, 2009 3. contabilidade gerencial/geral, 2009 Universidade Federal do Rio Grande do Norte 4. contabilidade gerencial/geral, 2009 Universidade Federal do Rio Grande do Norte 5. Contabilidade Governamental, 2009 – Totais de produção Produção bibliográfica – Artigos aceitos para publicação          1 – Trabalhos publicados em anais de eventos 3 – Apresentações de Trabalhos (Comunicação) 1 Apresentações de Trabalhos (Congresso)1 – Apresentações de Trabalhos (Seminário) 1 – Produção Técnica Trabalhos  técnicos(outra)1 Curso de curta duração ministrado (outro) 3 Outra produção técnica 1 – Orientações – Orientação concluída (trabalho de conclusão de curso de graduação)36 Eventos – Participações em eventos (congresso).3 Participações em eventos (seminário)8 Participações em eventos (encontro)3 Participações em eventos (outra)  2 Participação em banca de trabalhos de conclusão (graduação)55 Participação em banca de comissões julgadoras (concurso público)5

Luiz Gonzaga de Oliveira – Cadeira 28

Reside na Rua Etelvino Leite, 56/9 – centro -Cidade: Patu – RN – CEP.:  59.770-000 – Fone: (084) 361-2271 – 361-2297- Email: gonzaga.cont@uol.com.br Separado Judicialmente, Nacionalidade: Brasileira, Profissão: Contador e Professor Universitário, Nascido em 29/03/52 em Areia Branca – RN. Pais: Manoel Vicente Neto e Maria das Dôres- CRC-RN Nº. do Registro 2.566/O em 27.04.79 – Natal – RN. Sua Formação Básica – Primeiro Grau Período: de 1962 a 1973 Locais: Mossoró – RN. Grupo Escolar Prof. Manoel João – 1º. Grau Mossoró – RN. Ginásio D. Bosco (1ª. série Ginasial) 1970 Parnamirim – RN.Ginásio Augusto Severo (da 2ª. a 4ª. série).   (ginasial) de 1971 a 1974 – Segundo Grau Período: de 1974 a 1976 Local: Mossoró – Rn., Centro de Educação Integrada Prof. Elizeu Viana. Formação Acadêmica – Bacharel em Ciências ContábeisCurso: Ciências Contábeis Período: de 1979 a 1982 Instituição: Fundação Universidade Regional do Rio Grande Norte – FURRN.  Local: Mossoró – RN.  Data da Colação de Grau:15 de janeiro de 1983 – Pós-Graduação-Especialista em Metodologia doEnsino Superior e da Pesquisa Científica.  Curso: Especialização em Metod. do Ensino Superior e da Pesquisa Científica    Período:  De 10.07.89 a 21.02.90    Instituição: Fundação Universidade Regional do Rio Grande do Norte-FURRN Local:  Campus Avançado de Patu – FURRN E x p e r i ê n c i a  P r o f i s s i o n a l – Auxiliar de Escritório   Empresa: Francisco Heronildes da Silva – Atividade: Indústria de Torrefação e Moagem de Café – Café Vitória®  Local: Av. Rio Branco, s/n – Mossoró – RN.  Período: de 01/04/76 a 31/12/76 – – Técnico em Contabilidade e Contador Tipo de Atividade: Assessoria Empresarial e Serviços Técnico-Contábil – Denominação: Gonzaga Contabilidade & Serviços – Local: Rua Etelvino Leite, 57, – centro – Patu – RN. – Fone (084)361-2271 – Período: Em Exercício Desde Janeiro de 1977 – Professor de Ensino de 1º. Grau – Instituição: Ginásio Comercial de Patu-RN   Período: Anos letivos de 1977 a 1979   Disciplinas: Técnicas Comerciais e Prática de Escritório  Séries:  7ª. e 8ª. Professor de Ensino de 2º. Grau Instituição: Escola de 2º. Grau Dr. Edino Jales Período: Ano Letivo de 1978 Curso: Técnico em Contabilidade Disciplinas: Contabilidade Comercial e Industrial Turma: Concluintes – Professor de Ensino de 3º. Grau Instituição: Fundação Universidade Regional do Rio Grande do Norte – FURRN – Campus Avançado de Patu – RN.  Período: Em Exercício Desde março de 1983Curso: Ciências Contábeis  Disciplinas: Atuais – Contabilidade Básica – I e II; Contabilidade Comercial – I e II e Estágio supervisionado na área Contabilidade Finaceira Cargos e Funções Administrativos, Representação de Classe e de Conselhos – Empresa: Prefeitura Municipal de Patu – RN.  Cargo: Secretário Municipal de Administração Período: De 01/01/89 a 31/12/92 – Instituição: Universidade Estadual do Rio Grande do Norte – UERNFunção: Coordenador Administrativo do Campus Avançado de Patu – RN.  Período: de 11/12/89 a 13/12/93 – Empresa: Prefeitura Municipal de Patu-RN.  Cargo: Secretário Municipal de Administração Período: De 01/01/93 a31/05/1996 – Instituição: Associação dos Docentes da Universidade Estadual do  Rio  Grande do Norte – ADUERN. Função: Representante dos Profs. do C. Avançado/ Patu – RN., Junto a ADUERN  Período: 1983 a 1987- Instituição: Conselho Universitário – Universidade Estadual do R. Grande do Norte  Função: Membro na qualidade de Coordenador do Campus Avançado de Patu-RN.  Período: de 16 novembro de 1990 a 13 de 12/93 – Instituição:  Comissão Permanente do Vestibular/FURRN Função: Membro  Período:  Em Exercício desde 1990 – Instituição: Conselho Municipal de Saúde – Patu-RN. Função: Membro representante da UERN Período: Em exercício desde 1992 A 1993

Fábio de Miranda Silva – Cadeira 29

Nasceu em 28/04/1964 Natal-RN, filho de Deoclecio Araújo Silva e Margarida Maria de Miranda Silva. Reside na Rua MarizeBastier, 40, Lagoa Nova – CEP 59056-070 – Natal/RN – E-mail fabio@moraismiranda.com.br–Contador CRC-RN 4477/ Empresário Contábil. Formação educacional Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Diretor do SESCON-RN.

Maria das Neves Batista dos Santos – Cadeira 30

Nasceu 19/09/1956 em Caicó-RN. Filha de João Batista Neto e Maria Dulce Dantas,Casada reside na Rua Júlia Medeiros, Nº 140 – Centro – Caicó – RN, CEP: 59.300-000 – 84 3417 – 2390, Celular: 84 9144-0583, E-mail: nevesbatista@yahoo.com.br -Formação AcadêmicaEstudante de Pedagogia – UNP, 2012. Especialização MBA em Gestão Estratégica de Negócio – Faculdade de Natal – FAL, 2009. Especialização em Gestão da Qualidade Total – UFRN, 2001; Especialização em Auditoria – UFRJ,1996; Bacharel em Ciências Contábeis – UFRN,1987. Atividades Profissionais:Contadora CRC/RN 3932/O; Instrutora e Consultora do INDIC – Coaching Integral Sistêmico, 2012.Professora SENAC – Caicó/RN, 2012. Professora da FCST no Curso de Administração 2006 a 2011. Professora da FCNS das Vitórias em Assu, Disciplina Gestão Estratégica de Custos, 2008. Professora da FAS Currais Novos, Contabilidade de Custos, no Curso de Ciências Contábeis, Contabilidade de Custos, 2009.  Professora substituta na UFRN – CERES, 2003 a 2004, no Curso de Ciências Contábeis. PRODUÇÃO ACADÊMICA Autora do Livro Liderança de Alta Performance: da estratégia à ação, publicado pela FCST, 2010, ISBN 987-85-61961-02-2.   Autora do Artigo – Retrospectiva, da profissão contábil, perspectivas e desafios – VIII ENCC, Natal/RN, 2011.  Autora do Trabalho Suprimento na Cadeira de Abastecimento, CRC/RN, SESCON/RN em Natal, 2010.Coordenadora do Grupo de Pesquisa GEPAL, FCST, 10/09/2007 a 10/09/2010, Relatório arquivado na Biblioteca, 2010.OUTROS CURSOS Coaching de Alta Performance 10 DIRED (professores educação física), 2012 Seminário de Inteligência Motivacional, 10 DIRED (120 participantes), 2012. Seminário de Inteligência Motivacional, Escola Pilares, 2012. Palestra de Marketing Odontológico, UERN, Caicó, 2012. Planejamento Estratégico Casa Sem Nome,2012 – Planejamento Estratégico Bolo Caseiro Paraíba, 2012. Planejamento Estratégico Supermercado Zezinho, 2012. Planejamento Estratégico na Fator 4, 2012. Planejamento Estratégico na Cia do Varejo, 2012. Curso de Formação em Coaching Integral Sistêmico pela Febracis – Florida Christian University, EUA – Fortaleza, CE, 2011. Curso Método CIS, Febracis, Fortaleza, CE, 2011. Curso Business High Performance, Febracis, Fortaleza, CE, 2011. Curso de Formação de Palestrante, Febracis, Fortaleza, CE, 2011 Palestra Liderança de Alta Performance: da estratégia à ação.  CRC/RN, SESCON/RN, 2010. Palestra Liderança de Alta Performance: da estratégia à ação. IFRN, 2010. Workshop Educar em Alta Performance, 10 DIRED, 2010.

 

 

José Nilson Rodrigues– Cadeira 31

Nasceu em 01/06/1943 em Mossoró-RN. Filho de Avelino Rodrigues e Francisca Bezerra RodriguesGraduado em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN;Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN;Especialista em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN;Empresário da Contabilidade na cidade de Mossoró-RN;Chefe do Escritório Regional do CRC/RN em Mossoró-RN;Professor do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN (aposentado);Coordenador do curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências e Tecnologia Mater Christi – Mossoró-RN, Secretário de Finanças do Município de Mossoró-RN;,Diretor da Faculdade de Ciências Econômicas de Mossoró – UERN.

 

Pedro Américo do Nascimento – Cadeira 32

Nasceu em Natal-RN, no dia 29 de junho de 1929, filho de Miguel do Nascimento e Luiza Marques do Nascimento, Casado – reside naAv. Alexandrino de Alencar, 1300 – Tirol – CEP 59022-350 – Natal-RN Telefones: 84 32220153 / 9626-9151 /33445144 – E-mail ricaaardoo@hotmail.com – Iniciou sua formação como contabilista na Escola do Comércio, foi orador da turma de 1950. Trabalhando inicialmente na Cooperativa Central de Crédito que era subordinada ao Banco Central. Sempre trabalhou em instituições financeiras.Foi gerente e membro do conselho consultivo do Banco do Nordeste em Maceió/AL. Ocupou o cargo de Diretor de Operações do Banco do Estado do Rio Grande do Norte – BANDERN chegando a Presidência.Prestou sua contribuição à classe contábil participando do Sindicato dos Contabilistas e do CRC/RN. Membro fundador da Academia Norte-Rio-Grandense de Ciências Contábeis, Diretor Social 1977/1979, segundo Secretário 1981/1983, Membro da Comissão de Contas 1987/1989 e segundo tesoureiro – 2010.

José Jeová Soares – Cadeira 33

Nasceu em: 13/03/1951,Pau dos Ferros-RN, Filho de Sebastiao Soares e Raimunda Amélia da Silvareside na Rua Santo Apolo, 226 – DixSept Rosado – Natal-RN – 59054-130 – Telefone: 84 3223-6342 – Celular: 84 9982-0907 seu contato por é e-mail: Jeová_soares@yahoo.com.br, sua FORMAÇÃO: 1979 – Ciências contábeis – Universidade Federal do Rio Grande do Norte; 2000 – Administração – Universidade Potiguar; 2008 – Filosofia Licenciatura – Universidade Federal do Rio Grande do Norte; 2010 – Filosofia bacharelado – Universidade Federal do Rio Grande do Norte. FORMAÇÃO COMPLEMENTAR: 1989 – Especialização em Auditoria – Universidade Federal do Rio Grande do Norte; 2004 – Especialização em perícia – Universidade Potiguar seus TRABALHOS DESENVOLVIDOS: 1 – Atualmente consultor financeiro do PROCO/RN; 2 – Atualmente perito contador e auditor; 2 – Contador geral da COHAB/RN nos anos de 1979 a 1994; 3 – Presidente do conselho Regional de Contabilidade do RN de 1994 a 1995; 4 – Membro do Grupo de Avaliação- GAL do Procon/RN – 1997 a 2010.

Itamar Andrade Sales – Cadeira 34

Nasceu em 15/04/1939 em Uruburetama, município do Estado do Ceará. Filho de Odilon de Sales Bastos e Francisca das Chagas Andrade Sales. Em 1958 trabalhou no Instituto Machado de Assis, surgindo o interesse pelos estudos e fez admissão para o Senac, no Ensino Básico. Técnico em Contabilidade pela escola técnicaFrendes Caixeiral em 1967 – Fortaleza-se, com registro CRC-CE 2.589 com Transferência para Natal -RNNo período de 1965 a 1969, trabalhou em uma indústria de transformadores eletromecânicos, saindo desta, para a Indústria de Pesca de Lagosta, empresa pertencente ao Grupo J. Macedo, que possuía filial em Natal-RN. Durante esses anos, para se aperfeiçoar, recebia orientação sobre auditoria da UNIFOR. Trabalhou na T. Barreto Indústria e Confecções – Natal-RN, ficando nessa empresa até 1979.Ingressou na Granorte Veículos onde permaneceu até o ano de 1999. Atualmente exerce suas atividades de consultor contábil na empresaAmorim Império – Natal-RN. Foi membro do Sindicato dos Contabilistas e da diretoria do Conselho Regional de Contabilidade do RN. Membro fundadorda Academia Norte-Rio-Grandense de Ciências Contábeis pertenceuà primeira diretoria – Primeiro tesoureiro dessa Academia 1977/1979, Membro da Comissão de Contas 1983/1985, (Primeiro tesoureiro 1987/1989),Diretor Cultural 2010 e Membro do Conselho Fiscal (2010/2014).

Jayme Dias Fernandes Filho – Cadeira 35

Nasceu em 03/02/1950,Recife-PE. Filho de Jayme Dias Fernandes e Alina Bezerra Dias Fernandes.Contador com graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Católica de Pernambuco, Economista com graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Pernambuco em 1973, pós-graduação em Controladoria a nível de especialização pela Universidade Potiguar –UNP-RN, pós-graduação a nível de Mestrado em Ciências Empresariais pela Universidade Fernando Pessoa em Porto – Portugal, Superintendente Corporativo da FIERN – Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (atualmente), Ex-coordenador do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Potiguar.

 

Maria do Rosário de Oliveira – Cadeira 36

Nasceu em 14/10/1955,Goianinha-RN. Filha de Claudionor de Oliveira e Maria Antonieta Duarte de Oliveira. Contadora, graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Potiguar- UNP- RN, Ex. Vogal Efetiva da Junta Comercial do RN, Participou dos 100 anos da Junta Comercial do RN, Perita Judicial, Diretora Técnica da Sociedade Empresária SR Consultores Associados S/C LTDA, Ex- Secretária Geral do SESCON-RN, Membro da Comissão das mudanças tratadas e introduzidas no Registro Mercantil pelo Novo Código Civil da JUCERN/DNRC, Coordenadora do Programa Contabilizando o Sucesso – CRC/RN, participou dos movimentos classistas e estudantis desde 1978, Presidente do CRC-RN 2006/2007/2008/2009, Membro do Comitê para Implementação do Estatuto da Micro e Pequena Empresa no Estado do Rio Grande do Norte, Membro do Grupo de Educação para a Cidadania, Membro do Controle Interno do CFC 2010-2013, Conselheira suplente do CFC, Vice-Presidente da Jucern 2011-2014.

Francisco Cosme da Silva – Cadeira 37

Nasceu aos dias 27 de maio de 1930 em Currais Novos – RN, sendo seus pais José Ribeiro de Paiva e Josefa Cosme da Silva. Concluiu o curso Técnico em Contabilidade pela Escola Técnica de Comércio07 de setembro de Natal – RN, obtendo seu registro de Técnico em Contabilidade no Conselho Regional de Contabilidade do RN – CRCRN N° 386. Durante sua trajetória profissional fez vários cursos de aperfeiçoamento contábil. Desenvolveu suas atividades de contabilidade em diversas organizações com destaque a chefia da contabilidade da Indústria de Tecidos Seridó e exerceu cargos públicos com destaque para Tabelião Público do município de Sítio Novo – RN. No meio classista sempre acompanhou o desenvolvimento do Sindicato dos contabilistas do RN, seja na condição de conselheiro ou de associado. Participou da instalação e fundação da Academia Norte-Rio-Grandense de Contabilidade na condição de membro fundador, membro da Comissão de Contas 1981/1983 edo Conselho Consultivo 2010..

Domingos Xavier Neto – Cadeira 38

Natural deAntônio Martins-RN, nasceu aos dias 15 de junho de 1945, com filiação de Raimundo Xavier de Oliveira e Herculana Batista de Mesquita. É Técnico em Contabilidade com registro no Conselho Regional de Contabilidade – CRCRN N° 1.309. Exerceu suas atividades profissionais de contabilista na qualidade de autônomo. Sempre esteve ligado ao desenvolvimento da profissão contábil no RN, participando de forma ativa nas ações do Sindicato dos Contabilistas do RN, seja na condição de associado ou conselheiro. Participa dos programas de qualificação profissional contábil de forma assídua. Contribuiu no processo de instalação e fundação da Academia Norte-Rio-Grandense de Contabilidade na qualidade de membro fundador, primeiro tesoureiro 1981/1983 e Membro da Comissão de Contas 1987/1989. Desenvolveu ações voltadas ao comércio e atualmente exerce atividades na área empresarial do ramo imobiliário.

Ronaldo Santos da Cruz – Cadeira 39

Nasceu em 10/09/1956, Natal-RN –Filho de Gilberto Menandro da Cruz e Paulina Santos da Cruz.Contador com graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte de 1983.1 – 1989.1, pós-graduação: Especialização em Ciências Contábeis – UFRN 1990 a 1991 – Curso de Especialização em Auditoria – Lato Senso – UFRJ/FEA 12.06.96 a 10.03.98, Contador doquadro funcional da Companhia de Processamento de Dados do Rio Grande do Norte – DATANORTE. Conselheiro doInstituto FAL, Membro do Parnamirim Moto Clube, Presidente do Grupo de Escoteiro Nossa Senhora das Neves 35/RN, Coordenador do Ramo Lobinho da União dos Escoteiros do Brasil Região do Rio Grande do Norte UEB/RN, Presidente da Associação dos Funcionários da Companhia de Habitação Popular do Rio Grande do Norte ASFUC, Presidente do Conselho de Representante do Sindicato da Administração Indireta do Estado do Rio Grande do Norte – SINAI/RN,Membro Titular da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – Câmara Municipal de Natal, Presidente do Conselho Fiscal da União dos Escoteiros do Brasil Região Rio Grande do Norte UEB/RN, Presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da Companhia de Processamento de Dados do Rio Grande do Norte. Conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Norte – CRC/RN 1994/2001 e Presidente do CRC/RN 1996/1999.

Nilson Tavares Morais – Cadeira 40

Natural de Natal–RN, nasceu em 11/01/1948,Filho deJoão Carneiro de Morais e Nelza Torres Morais, reside nasuaFormação Escolar: 1. Curso médio de Contabilidade – Colégio 7 de Setembro – 1970, 2. Bacharel em Ciências Econômicas pela UFRN em 1975; 3. Bacharel em Ciências Sociais pela UFRN em 1980; suas atividades Profissionais: 1. Técnico da Secretaria de Indústria e Comércio do Governo do RN – 1975 a 1976; 2. Técnico da Cia. De Desenvolvimento de Recursos Minerais do RN – 1976 a 1979; 3. Técnico do Setor de Atendimento e Desenvolvimento da TELERN – 1979 a 1983; 4. Diretor de empresa familiar COMLUX– 1984 a 1998;5. Presidente do CEAPE – Centro de Apoio aos Pequenos Empreendimentos 1996 a 2008;6. Presidente da ACRN – Associação Comercial do Rio Grande do Norte – 2004 a 2008;7. Presidente da FACERN – Federação das Associações Comerciais do Rio Grande do Norte – 2004 a 2008;8. Representante da FACERN no Conselho Deliberativo do SEBRAE – 2006 a 2008; 9. Representante da FACERN no Conselho de Presidentes da C A C B – Confederação das Associações Comerciais do Brasil – 2004 a 2008;10. Vice Presidente do Conselho Regional de Economia – 19ª Região RN – 2012. Membro fundador da Academia Norte-Rio-Grandense de Ciências Contábeis,Segundo Secretário dessa Academia 1979/1981, Diretor Social 1983/1985, Membro da Comissão de Contas 1985/1987, Membro do Conselho Consultivo 2010 e Segundo Tesoureiro 2010/2014.